CURTA NOSSA PÁGINA

PÃO INTEGRAL FOFINHO

INGREDIENTES:
2 xícaras de farinha de trigo integral
2 xícaras de farinha de trigo comum
1 1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de sopa de açúcar
1 tablete (15g) de fermento biológico fresco (troquei por um envelope do seco)
1 1/2 xícara de água morna
1/2 xícara de óleo
farinha para polvilhar a mesa de trabalho
leite para pincelar o pão

Modo de Preparo:

Misture os ingredientes secos. Se estiver usando o fermento biológico seco, misture-o agora, tomando muito cuidado para não colocá-lo em contato com o sal, para não afetar seus poderes de levedação. 
Adicione os ingredientes úmidos e mexa a massa com as mãos para unir os ingredientes. 
Agora é necessário amor de dedicação, amiga. Polvilhe um pouquinho (bem pouquinho mesmo) de farinha de trigo sobre sua mesa de trabalho e comece a trabalhar a massa. Eu sovei a dita por 20 minutos. Me deu um caloooor! Mas fiquei firme (e meus braços também). Você vai sentir que a massa muda de textura, vai ficando mais bonita e mais fácil de mexer. 
Faça uma bola com a massa, deite-a numa tigela bem grande, cubra com um plástico e depois com um pano de prato. Deixe-a ali, descansando, por uma hora. Ela vai dobrar de volume. 
Unte com um pouco de óleo uma forma grande de pão (ou duas pequenas). Coloque a massa na forma, cubra novamente com o plástico e com o pano e deixe descansar para crescer de novo. Vai levar mais uma hora. Na metade desse tempo, acenda o forno para preaquecer. 
Leve o pão ao forno médio e, quando começar a endurecer a casquinha, pincele a superfície com o leite. Não faça como eu! Use um pincel para fazer isso, pois, se você resolver passar o leite com as mãos, vai se pelar e queimar e xingar e descompor-se e excomungar. 
Seu pão estará pronto quando a crosta ficar moreninha. Espere esfriar um pouco para desenformar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, que bom que você quer participar do nosso blog, fique a vontade.