CURTA NOSSA PÁGINA

GRANDES BENEFÍCIOS DA SOJA!!!

Com seus efeitos poderosos sobre a saúde, comprovados por pesquisas realizadas em todo o mundo, a soja é considerada hoje um dos principais alimentos funcionais – aqueles que, além de fornecer nutrientes importantes para o organismo, ainda ajudam a prevenir doenças. As substâncias encontradas no grão, como isoflavona, proteínas de alta qualidade, fibras e a gordura polinsaturada, atuam como uma espécie de vacina contra vários tipos de câncer e de outros males crônicos.


Esse alimento também é excelente fonte de minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B, além de ter uma significativa ação antioxidante, neutralizando os radicais livres, que provocam o envelhecimento das células. Por essa razão, também dão mais energia e pique para enfrentar as tarefas diárias. “Seu consumo regular, aliado a uma dieta equilibrada e à prática de esportes, é um passaporte para uma vida mais saudável e ativa”, afirma Adriana Alvarenga (SP), nutricionista da Gold Nutrition, fabricante da linha de alimentos Soyos Woman Care.

Opções à mesa
No Brasil, apesar de o país ser o segundo maior produtor mundial de soja, seu consumo pela população praticamente se restringe ao óleo. Mas vale lembrar que o grão também pode ser encontrado em diversas outras formas: barras de cereais, granola, grão puro ou torrado, ou ingredientes para bolos, chocolates, alimentos lácteos e biscoitos, na forma de extrato, leite ou queijo. A farinha, por exemplo, pode ser misturada com leite, iogurte, frutas picadas, sucos naturais ou industrializados e vitaminas.

Fique atenta, pois a introdução de uma pequena porção de proteína de soja na sua alimentação diária – cerca de 20 g, o que equivalente a 50 g de grão –, já é suficiente para deixar o seu organismo em excelente forma. No caso de atletas e de adolescentes em fase de crescimento, a dose recomendada é de aproximadamente 80 g por dia. Mas a soja pode ser ingerida sem limite de quantidade, desde que integre uma dieta equilibrada e balanceada – leiase rica em frutas, verduras e legumes.

Tudo de bom para o seu corpo
Confira as vantagens da soja para o seu organismo:

MAMA E ÚTERO
Os fitoestrógenos, ou isoflavonas, por serem semelhantes ao hormônio feminino, reduzem o risco de câncer nessas duas partes do corpo. Além disso, aliviam os sintomas da menopausa e da tensão pré-menstrual.

OSSOS
Os fitoestrógenos ajudam a diminuir a perda de massa óssea e, consequentemente, os efeitos da osteoporose.

INTESTINO E PÂNCREAS
As fibras da soja melhoram o funcionamento do intestino, auxiliando no combate à obesidade, e contribuem para a redução das taxas de glicose no sangue de diabéticos.

CORAÇÃO E ARTÉRIAS
As gorduras polinsaturadas encontradas no grão combatem o colesterol ruim, reduzindo, assim, os riscos de doenças cardiovasculares, como infarto, hipertensão e derrame. Alias, esses males têm crescido sensivelmente entre as mulheres.

PELE
As isoflavonas da soja contribuem para a hidratação das células, que diminui com a menopausa, e aumenta a produção de fibras colágenas e elásticas pelos fibroblastos, melhorando a flacidez e o aspecto geral da pele.

MÚSCULOS
Para quem malha regularmente, a soja é uma excelente fonte de proteína, pois fornece aminoácidos essenciais que auxiliam no aumento e fortalecimento da massa magra. O grão também ajuda a recuperar o desgaste do organismo após o treino, além de combater dores e inflamações provocadas pela malhação exagerada ou errada – o que não vai acontecer com você, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, que bom que você quer participar do nosso blog, fique a vontade.